sexta-feira, 26 de julho de 2013

SEMANA DE SONHOS E PESADELOS



Nesta semana que passou aconteceu tudo neste mundo. Começou com o tombo da Odete Roitmann num buraco de calçada no Rio, que lhe custou uma horrenda cara roxa e o repuxamento de todas as plásticas feitas ao longo das últimas décadas. Ela está vociferando ameaças caso a prefeitura não conserte o objeto de sua desgraça (a cara ou a calçada), e protesta enquanto o Sumo Pontífice Francisco caminha simpaticamente de papamóvel pelas ruas nojentas do Rio e é saudado por milhões de seus fiéis.

O Papa foi a Aparecida do Norte e o povo enfrentou a chuva, fora o frio glacial, só para ver sua Santidade e receber sua longínqua benção. E ele parece imperturbável, mostra-se sorridente pois não foi convidado a comer nenhuma coxinha frita nos postos de gasolina perto do santuário. Se fosse, conheceria de perto como funciona o intestino do brasileiro médio. Então ele volta para o Rio; sorri sempre e beija as criancinhas e faz seus discursos. Inegável sua verdade maior:- é na mão dos jovens que está o futuro do mundo! Enquanto isso o pau come em Roma por conta dos escândalos do Vaticano. Assim, eu diria que, mesmo com o frio e a infra-estrutura sanitária porca do Rio de Janeiro, ele tem motivos para sorrir. Primeiro porque é humilde, depois porque não precisa enfrentar o quebra pau de manifestantes que sucedeu seu passeio e, finalmente, porque é um monarca sem concorrência neste lugar. Aqui pode haver bispos, pastores, guias espirituais, políticos corruptos ou não,  mas não há nenhum monarca como ele.

Aliás, esta é a semana das monarquias. Em Londres, veio ao mundo o garoto Sua Alteza Real o Príncipe de Cambridge George Alexander Louis, terceiro na linha de sucessão no governo da velha Inglaterra. Foi como um conto de fadas, e os mais mal-humorados da mídia eletrônica jogaram xingamentos contra a expectativa do mundo neste nascimento aristocrático. Ora, deixa o povo sonhar. Por que razão haveremos de botar na cara um mau humor dos diabos quando o menino nasceu forte, neto de Di e primeiro filho de Kate e William? Queriam um terremoto como o de Lisboa em 1755 seguido de dois tsunamis? Enfim, há perfil para tudo.

Falei em monarquias. Sim, a diferença entre o Papa e o pequeno George está no tipo da monarquia. O Papa é Monarca Vitalício eleito pelo Colégio Cardinalício. O menino que nasceu é o terceiro na linha sucessória de uma monarquia parlamentar onde os bens da família real não são misturados aos bens do tesouro nacional inglês.

O direito ao sonho é um direito inalienável, cabe a todos e, os bons conhecimentos de imaginário coletivo ainda nos levam de volta ao mundo da Cinderela e da justiça verdadeira entre os homens. Odete, você não é a única mortal vítima do descaso e da incúria dos nossos governos.



  

Nenhum comentário: