quarta-feira, 27 de março de 2013

UM POUCO MAIS DE FRANCISCO


Falamos em nosso artigo passado das razões pelas quais o novo Papa tomou o nome de Francisco. Hoje vou completar lembrando umas passagens da vida deste santo, não por questão de doutrina, e sim por questão de humanidade, uma vez que nem católica sou.  O trajeto de Francisco não foi nem um pouco fácil. Para fazer pregação religiosa ele mandou um grupo de seus companheiros franciscanos, e resultou disso que eles foram para a Germânia onde ninguém entendia sua língua, portanto, foram expulsos da região a pedras e pauladas. Foi um desacerto, mas o mais doido foi o do próprio Francisco, que resolveu atravessar o Mediterrâneo e provar ao Sultão que o Deus de Francisco era o único correto. Para tanto, propôs-se a caminhar sobre carvão em brasa (ordália); o sultão árabe depreendeu daí que ele era um pirado e mandou embarcá-lo de volta para a Itália.

Francisco tinha verdadeira aversão ao dinheiro. Um dia descobriu que um irmão da ordem possuía algumas moedas. Jogou as tais moedas num monte de lixo e fez o monge recolhe-las com a boca, a fim de entregá-las aos pobres. Entendia ele que bastava o pão de cada dia, a quem se propôs a viver na pobreza. Além disso, insistia em atender os pobres e os leprosos, cujas chagas lavava com carinho. Com o tempo, o povo da cidade foi percebendo a lógica do modo de viver franciscano, e então, acorriam a ele muitos aflitos, buscando consolo às aflições. De certa feita, chegou uma senhora cuja filha morrera ao dar à luz uma criança, e agora a criança ia também morrer de fome. Esta senhora segurou nas vestes toscas de Francisco, e rezou com tanta devoção que, de repente, ela própria começou a jorrar leite dos seios. Hoje sabemos que tratou-se de uma galactorréia por indução hormonal provocada por estado psíquico, mas para a época, fora um milagre. Francisco possuía um auto-domínio fabuloso. Assim, fez cauterizar uma ferida em seu próprio rosto sem recorrer a uma única erva narcótica. Depois disso, teria recebido as cinco chagas de Cristo (estigmatas). Então adormeceu, e ao despertar, confessou a um colega que sonhara ser uma galinha cujos pintinhos  fugiam debaixo das suas asas. Ele estava certo. A Ordem se desintegrava. Havia os que não aceitavam a pobreza total e queriam juntar provisões. E Francisco morreu aos 44 anos com sua Ordem despedaçada pela ganância, que ele tanto repudiava. Então, pegaram seu corpo, sepultaram em Assis e colocaram sobre o túmulo, uma grande cruz de ouro.

Gostou da História? Li todos os cronistas da época, inclusive os que conviveram com ele. Passo a todos um chiste do destino, quando pastores de outros credos alisam os cabelos e tiram as sobrancelhas para ficarem mais metrossexuais.

Nenhum comentário: