quinta-feira, 17 de novembro de 2011

As duas faces de uma só moeda

Serra Leoa fica no extremo ocidental da África, e é um país africano em constante estado de revolta por conta das rivalidades tribais que refloresceram com a descolonização. Lá, a violência é endêmica. O fraco poder que se instalou não tem como lidar com os rebeldes, assim tanto os lutadores pró como os contra o governo entram em encarniçadas lutas nas quais a população emerge de um estado de sofrimento brutal.

O centro de poder fica em Freetown, de modo que as pessoas feridas, mutiladas, enfim, sobreviventes, seguem para o centro hospitalar e depois os abrigos (acampamentos de refugiados) da capital.

Dois livros contam a brutalidade dos enfrentamentos. Um deles, de autoria de Mariatu Kamara, intitulado "A mordida da Manga", conta a epopéia de uma garota pega pelas tropas rebeldes e entregue para garotos aliciados entre a própria população para que fosse estuprada e tivesse ambas as mãos amputadas. Ela conseguiu fugir, amarrar os cotos dos braços em tiras de panos até encontrar quem a levasse para Freetown. A saga da menina é de arrepiar os cabelos de qualquer pessoa normal. Enfim, é uma história de terror.

O outro livro foi escrito por um garoto, Ishmael Beah, que fez parte dos lutadores mirins de Serra Leoa. Lutar, para ele, era uma questão de sobrevivência, tanto faz o lado em que estivesse. Drogados com muita liamba e outras drogas, lançavam-se como chacais sobre suas presas, estupravam e depois matavam, não sem antes mutilá-las bem.Seu livro chama-se "Muito longe de casa. Memórias de um menino-soldado".

Hoje, Mariatu mora no Canadá e ishmael nos EUA. Ambos estudam e se preparam para trabalhar na ONU em favor das crianças arregimentadas para a violência e também as vítimas dessa violência.

Esta é uma guerra sem vencedores nem perdedores. Apenas uma rinha de galos de briga onde por vezes ou or engano, caem pintainhos e frangotes de um galinheiro comum. Por isso, vale conferir os dois lados da mesma moeda.

Nenhum comentário: