segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Antonio Olinto

Ivone
Lí os 3 livros do Antonio Olinto : A Casa d'água, O Rei de Keto, e o Trono deVidro. São os livros da melhor qualidade que lí ultimamente, e ainda estou lendo O Menino e o Trem. Nos 3 primeiros, ele descreve a saga dos ex-escravos negros que retormaram à mãe Africa, e levando conhecimentos aqui adquiridos, conseguiram ser muito bem sucedidos no retorno, enriquecendo, e a exemplo do que faziam os fazendeiros do Brasil da época, mandaram seus filhos estudar na Europa, principalmente na França e Inglaterra, os quais viriam a ser os futuros dirigentes de seus países.No segundo a descrição do modus vivendi do povo iorubá, com suas tradições, sua religião, sua cultura, seu sistema de trabalho e comércio nas Feiras, mostra os homens largando a guerra, e se tornando alcoolatras enquanto as mulheres trampavam de feira em feira. Asim elas sonhavam com novos filhos enquanto caminhavam às sombras dos imensos baobás.
Nunca tinha lido nada sobre o assunto, nem tinha nunca visto a mais tenue menção a este pedaço da História.
Parece incrível que nunca tivese lido nada do autor, e que nos cursos que fiz, não tenha recebido nenhuma indicação bibliográfica.
Antonio OLinto é ex diplomata e ocupa a Cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Letras.
Minha dica é : leiam Antonio Olinto.
MC, 05/11/2007 Paulo Aranha

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu também li um livro de Antonio Olinto, quando fazia faculdade. Até hoje não me conformo de darem mais sucesso ao Paulo Coelho do que a ele. Olinto é abençoado.
Maiara